Lista de conteúdo:

  1. Como escolher os brinquedos para uma criança de acordo com a sua idade e fase de desenvolvimento?
  2. O que devo ter em conta ao escolher brinquedos para o meu filho?
  3. Brinquedos adaptados a temperamento e personalidade da criança
  4. Brinquedos para bebés - FAQ

Os brinquedos são um aspeto importante da infância. Estimulam a curiosidade e os sentidos das crianças e podem também apoiar o desenvolvimento emocional e a criatividade. É importante escolhê-los não só de acordo com a idade, mas também com a personalidade da criança, porque um pequeno explorador, um artista sensível e uma criança que organiza o mundo à sua maneira, bloco a bloco, têm as necessidades diferentes. Sugerimos como escolher os brinquedos para o teu filho.

Como escolher os brinquedos para uma criança de acordo com a sua idade e fase de desenvolvimento?

Ao escolher brinquedos para uma criança, a idade é de grande importância. O que será uma descoberta fascinante para uma criança de um ano será aborrecido para uma criança em idade pré-escolar e trivial para uma criança mais velha. Cada fase de desenvolvimento é regida por regras próprias:

  • os bebés (0-1 ano) precisam de brinquedos que estimulem a visão, o tato e a audição: guizos, livros contrastantes, mascotes macias, tapetes educativos ou mordedores. Nesta idade, a criança está a conhecer o seu corpo e a aprender que os seus movimentos afetam o seu ambiente, pelo que qualquer brinquedo que reaja ao toque ou ao som será perfeito;
  • as crianças pequenas (1-3 anos) entram numa fase de intenso movimento e experimentação. Querem mover-se, empilhar, empurrar, derrubar. Os blocos, os brinquedos de classificação, as torres de construção, os brinquedos de puxar e empurrar, bem como os jogos de deitar água ou areia são, portanto, ideais. Este é também o momento em que as crianças querem imitar os adultos, por isso, opta por ferramentas de brincar, cozinhas ou kits médicos;
  • as crianças em idade pré-escolar (3-6 anos) têm uma compreensão crescente das regras e são capazes de se concentrar numa atividade durante mais tempo. Este é um momento em que a imaginação está a desenvolver-se dinamicamente, pelo que se pode esperar um caos criativo. As crianças desta idade gostam de brinquedos temáticos, como bonecas, figuras, carros, pistas, comboios, instrumentos ou materiais artísticos. Estimulam a criatividade e ajudam a criança a desempenhar diferentes papéis. As brincadeiras de faz-de-conta são uma forma de aprender emoções, relações e situações do quotidiano;
  • as crianças mais velhas (6-9 anos) estão à procura de desafios e querem aprender através de ação. Os jogos de tabuleiro desenvolvem o pensamento estratégico e os puzzles ensinam a paciência. É também uma boa ideia oferecer brinquedos que apoiem a aprendizagem, por exemplo, modelos para montar ou kits para experiências, codificação, robótica ou projetos de bricolage. Ajudam a criar um sentimento de competência na criança;
  • as crianças com mais de nove anos já têm frequentemente interesses definidos. Por isso, é bom estar a par com o que os atrai. Esta é a idade em que os brinquedos são simultaneamente instrumentos de desenvolvimento e de descoberta de talentos.

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O pai brinca com as crianças no chão, organizando juntos os brinquedos em uma sala ensolarada.

O que devo ter em conta ao escolher brinquedos para o meu filho?

Na hora de comprar brinquedos, é fácil deixar-se levar pelas emoções e escolhê-los impulsivamente; já que incentivam com cores, promoções e as últimas tendências. Vale a pena lembrar que um bom brinquedo é aquele que não só entretém, mas também apoia o desenvolvimento da criança de alguma forma. Por isso, antes de colocar um brinquedo no cesto de compras, coloca-te a ti algumas perguntas:

  • Este brinquedo é seguro e adequado para a idade do meu filho?
  • Pode ser utilizado de diferentes formas? Quanto menos óbvia for a função do brinquedo, melhor.
  • Responde às atuais necessidades de desenvolvimento e emocionais? Numa determinada altura da vida, uma criança pode precisar principalmente de movimento ou de estímulos, enquanto noutra altura pode precisar de tranquilidade.
  • Enquadra-se no carácter e nos interesses da criança? Nem toda a gente vai encontrar a mesma diversão, e isso é perfeitamente normal.

Brinquedos adaptados a temperamento e personalidade da criança

O temperamento e a personalidade fazem uma enorme diferença na escolha dos brinquedos. O que uma criança acha atraente, outra pode achar demasiado intenso ou simplesmente desinteressante. O pequeno explorador vai adorar o movimento, as experiências e os desafios. Ele apreciará brinquedos de movimento, conjuntos científicos, pistas de obstáculos, veículos. O artista sensível, por outro lado, terá mais sucesso nos jogos criativos, e as tintas, a plasticina, os lápis de cor e os kits de bricolage ajudá-lo-ão a exprimir-se. Uma criança sociável e empática pode gostar particularmente de bonecas, ursos de peluche ou figuras de animais, enquanto a mais calma e retraída pode gostar de se esconder num mundo de livros ou desenhos.

5 regras para escolher brinquedos para o teu filho

Brinquedos para bebés – FAQ

Com que frequência devo substituir os brinquedos do meu filho?

Uma criança não precisa de comprar brinquedos novos constantemente. É preferível alternar os que já tem, ou seja, guardar alguns e retirar outros ao fim de algumas semanas. Isto permitirá à criança redescobri-los.

O número de brinquedos é importante?

Sem dúvida. Um número excessivo de brinquedos pode sobrecarregar e distrair a criança. Alguns brinquedos adequados estimulam a imaginação da criança de forma muito mais eficaz do que um quarto cheio de brinquedos.

Quais são os brinquedos que mais contribuem para o desenvolvimento?

Os que não têm uma utilização correta, por exemplo, blocos, figuras, materiais artísticos. Obrigam a pensar, permitem exprimir emoções e dão uma liberdade criativa