Como podes decorar uma cozinha pequena?
Lista de conteúdo:
A organização de uma cozinha pequena não tem de ser difícil. Mesmo num espaço muito limitado, é possível criar uma cozinha funcional e esteticamente agradável. Por onde começar? Como podes equipar uma cozinha pequena e o que deves ter em conta?
Começa por entender a dimensão
Os melhores projetos começam com uma medição precisa da divisão. É difícil planeares o posicionamento dos armários quando não se conhecem as dimensões exatas do interior em que vão ser colocados. Pega numa fita métrica e verifica:
- Dimensões exatas da sala – medidas a partir do chão.
- As dimensões de cada parede – tendo em conta as cavidades, os acessórios e as aberturas de janelas e portas existentes.
- A altura, a partir do chão, de elementos como os peitoris das janelas, as tomadas elétricas e outros.
Para facilitar, podes desenhar a planta da divisão e de cada uma das paredes ou tirar fotografias. Com base nas medidas tomadas, podes começar a planear a tua nova cozinha.
Escolhe o teu estilo
Uma cozinha pequena pode ser minimalista, mas também pode ter uma estética rústica ou moderna. Procura inspiração online e decide qual a estética que mais te convém. Não esqueças que:
- Uma cozinha pequena não precisa de ser desorganizada – por isso, uma disposição arrumada baseada em armários fechados funciona melhor, em vez de uma em que a maior parte das coisas são guardadas em cima.
- Numa cozinha pequena, a harmonia baseada em duas ou três cores funcionam bem. Não têm de ser tons principalmente claros – o importante é que não sejam demasiados.
Qualquer cozinha pode ser bonita e funcional – é uma questão de consistência e de um bom plano. Se optares por um determinado estilo, mantém-te fiel a ele. Opta por combinar acessórios de cozinha para uma cozinha pequena da Pepco, em vez de itens com uma estética diferente.
Como podes mobilar uma cozinha pequena? Praticamente, com a Pepco!
Um dos princípios mais funcionais a aplicar na organização de uma cozinha pequena é o princípio do triângulo de trabalho e a divisão associada em três zonas:
- Zona de suprimentos e armazenamento.
- Zona de preparação de alimentos e lavagem.
- Zona de cozedura.
A área de suprimentos e armazenamento deve incluir um frigorífico e mobiliário com prateleiras, gavetas ou sistemas de carga para acomodar todos os suprimentos e armazenamento necessários. É também o local para todos os recipientes para alimentos e bebidas para uma cozinha pequena e para todos os tipos de pratos e acessórios. A área de preparação de alimentos e lavagem deve incluir um lava-loiça e uma possível máquina de lavar louça, bem como uma bancada para a preparação de alimentos. A zona de cozedura, por outro lado, requer um fogão, uma bancada e, eventualmente, outros aparelhos, como um forno ou um micro-ondas.
O princípio do triângulo de trabalho estabelece que cada zona é um dos vértices de um triângulo. As distâncias entre eles não devem ser nem demasiado grandes nem demasiado pequenas. Os pormenores dependem, naturalmente, do interior específico.
Móveis para uma cozinha pequena
Dependendo da forma da divisão e das especificidades da divisão, podes optar por uma variedade de disposições de mobiliário – por exemplo, em forma de L, em forma de U ou em fila única. Atualmente, os móveis podem ser encomendados ou comprados a estúdios de mobiliário de cozinha, bem como a carpinteiros, para criares uma cozinha praticamente do chão até ao teto ou um pouco mais abaixo.
Por um lado, os móveis altos e as paredes inteiras podem parecer esmagadores. Por outro lado, o aproveitamento total do espaço proporcionará uma enorme quantidade de arrumação, apesar da pequena dimensão da cozinha.
Para escolheres o número de armários e o seu tipo, pensa exatamente no que vai ser guardado neles. Talvez tenhas uma abordagem minimalista e utilizes apenas duas panelas e uma frigideira? Ou tens uma grande quantidade de loiça e queres encontrar um lugar para ela? Escolhe mobiliário para uma cozinha pequena prestando atenção à sua ergonomia e funcionalidade. Tenta aproveitar cada pedaço de espaço, mas também sem efeito de sobrecarga – uma boa ideia é escolheres os armários superiores para combinar com a cor da parede, tornando-os muito mais subtis.
Como podes decorar uma cozinha pequena com uma janela?
Embora cozinhar numa cozinha com janela seja definitivamente mais agradável do que numa cozinha americana sem janelas, este elemento arquitetónico também pode ser um obstáculo na organização do espaço. Se a janela estiver na parede onde planeias construir a cozinha, considera fazer uma bancada que será também um peitoril de janela. Se a janela estiver na parede lateral, podes colocar uma mesa junto a ela ou planear uma extensão da bancada da cozinha para criar um espaço para beber café e tomar refeições.
Lembra-te de que a janela da cozinha não deve ficar mesmo ao lado do fogão a gás. Para outros tipos de fogões, não existem recomendações semelhantes, embora possam ocorrer projeções, vaporização e salpicos durante a cozedura e a fritura. Quando há uma janela perto do fogão, é fácil sujá-la e a qualquer decoração da janela, como um cortinado, uma cortina ou uma persiana.
Organizar uma cozinha pequena pode ser um grande desafio, mas um plano correto pode ajudar-te a evitar erros e a escolher o melhor estilo e mobiliário para o teu espaço.
Porquê comprar produtos Pepco?