Lista de conteúdo:

  1. Como te preparas para umas férias com crianças junto à água?
  2. Regras de segurança junto à água – o que é que o teu filho deve saber?
  3. Férias à beira-mar seguras e tranquilas para os pais

Férias junto à água são uma forma universal de passar umas ótimas férias. As crianças podem libertar a tensão na água, os adultos podem esticar as pernas na praia e existem inúmeras formas de passar este tempo de forma atrativa. No entanto, se estás a planear umas férias com o teu filho à beira-mar ou do rio, é essencial dedicares um momento de preparação para evitar surpresas indesejáveis. O que deves levar contigo, que regras conhecer e o que ensinar ao teu filho antes de ires com ele para a praia? Nós respondemos!

Como te preparas para umas férias com crianças junto à água?

Uma das decisões mais importantes é a escolha do local. As crianças à beira-mar ou à beira do lago estarão muito mais seguras se optares por uma zona balnear vigiada com uma descida suave para a água. A presença de nadadores-salvadores e de infra-estruturas adequadas (por exemplo, casas de banho) são elementos que reforçam a segurança e o conforto.

Ao embalar brinquedos e acessórios para umas férias com o teu filho, também vale a pena pensar em artigos que podem ser essenciais à beira da água. Se estiveres a pensar alugar um caiaque ou uma gaivota, o mais importante é o colete flutuante ou colete salva-vidas. Devem ser adequados ao peso e à altura da criança e estar sempre bem apertados. Se o pequeno apenas brincar à beira da água, um anel ou mangas de natação são suficientes (mas mesmo nestes casos, a criança deve estar sob a supervisão constante de uma pessoa que cuide dela).

Não te esqueças também do protetor solar com um fator de proteção elevado (50+), que deve ser aplicado várias vezes ao longo do dia, e de algum tipo de cobertura para a cabeça. Além disso, é uma boa ideia equipares o teu pequeno com roupas arejadas e acessórios para raparigas, por exemplo, fatos de banho e saias de praia, ou roupas para rapazes, por exemplo, calções de banho e t-shirts e calções de algodão de cores claras.

Duas meninas na praia, de fato de banho, óculos de proteção e chapéu, a aplicar protetor solar.

Proteger-se do sol não diz respeito apenas ao teu filho, mas também a ti – a radiação UVA é responsável por um envelhecimento mais rápido da pele e aumenta o risco de cancro. Por isso, aplica protetor solar em toda a família e protege a cabeça e os olhos do sol.

Coloca também um estojo de primeiros socorros no teu saco de praia com artigos básicos como pensos, remédios para pequenos cortes e queimaduras e um spray calmante. Desta forma, mesmo em caso de pequenas dificuldades, terás tudo sob controlo.

Regras de segurança junto à água – o que é que o teu filho deve saber?

Vale a pena explicar as regras de segurança na água mesmo às crianças mais pequenas, mas isso deve ser feito de uma forma adequada à sua idade. Uma regra fundamental? A criança nunca deve entrar na água sem a presença de um dos pais ou de um adulto responsável, independentemente de conhecer bem o local ou saber nadar. Em vez disso, deve saber o que significam as bandeiras na zona balnear. Vale também a pena explicar por que motivo se deve evitar correr em passadiços molhados e por que nunca se deve mergulhar de cabeça em água desconhecida – mesmo que outras pessoas o façam.

Uma das regras mais difíceis, mas extremamente importantes, é: “nunca tentes salvar alguém sozinho”. Se a criança vir alguém a afogar-se, deve pedir ajuda o mais rapidamente possível, gritando bem alto.
É útil treinar este tipo de situações com a criança, por exemplo, durante uma brincadeira. Vale a pena treinar este tipo de cenários com a criança, por exemplo, durante uma brincadeira. Esta regra aplica-se também a ti – se não te sentires capaz, não saltes para a água para tentar salvar alguém que se está a afogar. É melhor chamares um nadador-salvador e/ou ligares para o número de emergência (verifica qual é o número no teu país).

Férias seguras junto à água

Férias à beira-mar seguras e tranquilas para os pais

As férias com a criança à beira-mar não têm de ser sinónimo de vigilância constante. É útil partilhar a guarda das crianças com outro adulto. Quando uma pessoa está a tomar conta da criança, a outra pode ir nadar ou relaxar na areia e depois trocam de lugar.

É igualmente importante manter o equilíbrio entre o tempo passado na água e o descanso à sombra. Após 15-20 minutos de brincadeiras ao sol junto ao mar, é recomendável fazer uma pausa à sombra e tomar uma bebida. Isto reduz o risco de sobreaquecimento. Durante estas pausas, são ideais atividades mais calmas na areia, como construir castelos, procurar conchas ou desenhar com um pauzinho. A criança não deve nadar nem de estômago vazio, nem logo após comer.

E o que mais? 

  • É proibido nadar em locais não sinalizados, sem vigilância ou onde seja proibido tomar banho. 
  • Evita zonas como antigas pedreiras, lagos de argila ou lagoas selvagens, pois podem estar cobertas de vegetação e ser perigosos e, em caso de emergência, ninguém ouvirá os gritos de socorro. 
  • Utiliza apenas equipamento verificado e seguro e nunca se afastes demasiado da margem com colchões insufláveis. 

E lembra-te: as mesmas regras aplicam-se aos pais e às crianças!

Encara as férias junto à água com calma e bom senso e verás que serão as tuas férias de sonho em família.