Lista de conteúdo:

  1. Como compor pequenos-almoços saudáveis?
  2. Ideias para um pequeno-almoço saudável em casa
  3. Pequeno-almoço saboroso e nutritivo para levar

O pequeno-almoço é frequentemente descrito como a refeição mais importante do dia. E com razão! Após um jejum noturno, o pequeno-almoço fornece ao organismo os nutrientes essenciais, iniciando os processos metabólicos e energéticos necessários ao seu bom funcionamento. Um pequeno-almoço saudável é uma refeição devidamente equilibrada em termos de macronutrientes, rica em proteínas e hidratos de carbono e repleta de vitaminas e minerais.

Vamos descobrir porque é que o pequeno-almoço é tão importante e como o compor para colher o máximo de benefícios.

Como compor pequenos-almoços saudáveis?

Um pequeno-almoço saudável deve conter uma repartição devidamente equilibrada de macronutrientes, ou seja, proteínas, hidratos de carbono e gorduras, bem como fornecer a quantidade certa de fibras e vitaminas.

  • As proteínas são essenciais para a construção e regeneração dos tecidos e para o funcionamento do sistema imunitário. Boas fontes de proteínas para o pequeno-almoço incluem ovos, iogurte natural, queijo fresco, queijo magro e alternativas à base de plantas, como o tofu ou iogurtes à base de plantas.
  • Os hidratos de carbono fornecem a energia necessária ao funcionamento do organismo. As fontes saudáveis de hidratos de carbono são principalmente os produtos integrais, como as papas de aveia, o pão integral e os cereais. Também fornecem fibras, que ajudam a digestão e dão uma sensação de saciedade.
  • As gorduras, especialmente as insaturadas, são importantes para o bom funcionamento do cérebro e do coração. Boas opções para o pequeno-almoço seriam abacates, nozes, sementes, bem como azeite ou óleo de linhaça como complemento de saladas ou sanduíches.
  • As fibras desempenham um papel fundamental numa digestão saudável e ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Podem ser encontradas em frutas, legumes, cereais integrais e sementes como a linhaça e a chia.
  • As vitaminas são essenciais para a saúde e o bem-estar geral. Um pequeno-almoço rico em vitaminas pode ser obtido através da inclusão de frutas e legumes frescos na dieta, como bagas, morangos, laranjas ou espinafres.

Um pequeno-almoço devidamente equilibrado com todos estes ingredientes fornece energia para toda a manhã, favorece a concentração e ajuda a manter um peso corporal saudável.

A quantidade de macronutrientes individuais numa refeição matinal depende principalmente das necessidades calóricas de cada indivíduo. A repartição percentual mais comummente utilizada é: 30 % de proteínas, 50 % de hidratos de carbono e 20 % de gorduras, o que significa que as necessidades calóricas diárias são satisfeitas em 30 % pelas proteínas, 50 % pelos hidratos de carbono e 20 % pelas gorduras.

Infografia da Pepco “O que comer ao pequeno-almoço”

Atenção! As proporções podem ser diferentes para pessoas diferentes, como as que seguem dietas de redução, dietas de eliminação ou que perseguem objetivos de treino específicos!

Ideias para um pequeno-almoço saudável em casa

Preparar um pequeno-almoço saudável e saboroso não tem de ser uma tarefa demorada! Descobre algumas receitas de pequeno-almoço que respondem a diferentes necessidades dietéticas.

Pequeno-almoço rico em proteínas:

  1. Ovos mexidos com legumes: bate 2-3 ovos, adiciona sal, pimenta e depois mistura com os teus legumes preferidos, como espinafres, tomates ou cogumelos. Frita numa frigideira com um pouco de azeite até obter a consistência desejada.
  2. Batido de proteínas: mistura uma medida de proteína vegetal ou de soro de leite, uma banana, um punhado de espinafres, uma colher de sopa de manteiga de amendoim e um copo de leite vegetal ou de vaca no liquidificador.

Pequeno-almoço rico em hidratos de carbono:

  1. Papas de aveia: cozinha as papas de aveia em leite ou água, adicionando uma pitada de canela. Depois de cozinhada, adiciona fruta fresca (como bagas ou bananas) e uma colher de sopa de mel ou xarope de ácer para aumentar o sabor doce da refeição.
  2. Tosta de abacate integral: espalha pão integral torrado com puré de abacate, adiciona sal e pimenta e cubre com fatias de tomate ou um ovo cozido.

Um pequeno-almoço perfeitamente equilibrado:

  1. Iogurte com fruta e frutos secos: adiciona fruta picada, como uma maçã ou uma pera, a uma tigela de iogurte natural. Polvilha uma mão-cheia de nozes mistas sobre o iogurte com a fruta.
  2. Sandes de pão integral com húmus e legumes: espalha húmus em fatias de pão integral, depois adiciona fatias de pepino, tomate e algumas folhas de alface.

Lembra-te que o sabor das nossas refeições também é determinado pela forma como são servidas! Descobre os pratos e taças na Pepco elegantes, que vão ser ideais para servir o pequeno-almoço.

Pequeno-almoço saboroso e nutritivo para levar

Mesa com produtos saudáveis: fruta, legumes, papas de aveia

O ritmo acelerado da vida moderna e as manhãs cheias de responsabilidades não têm de significar o abandono de pequenos-almoços saudáveis. Basta abasteceres-te em recipientes robustos para alimentos e preparares a tua refeição no dia anterior.

Os seguintes alimentos são perfeitos como pequenos-almoços saudáveis para levar: wraps com legumes frescos e húmus, iogurte caseiro com muesli e fruta, sanduíches feitas de pão integral com carne magra e barras energéticas caseiras feitas de aveia e fruta. Qualquer uma destas opções é não só saudável como também prática, pois permite-te levar o teu pequeno-almoço contigo e comê-lo em qualquer lugar. Com estas ideias de pequeno-almoço para levar, até os mais atarefados podem desfrutar de um início de dia saudável e saboroso.