Lista de conteúdo:

  1. Princípios fundamentais do método BLW - independência, autonomia, refeições em família
  2. Vantagens da utilização do método BLW na expansão da dieta dos bebés
  3. O BLW deve estar seguro! Como expandir a adieta do teu filho?
  4. Como começar? Primeiros passos no BLW

BLW (Baby-Led Weaning) é uma abordagem inovadora para expandir a dieta dos bebés que está a ganhar popularidade em todo o mundo. BLW significa literalmente “desmame conduzido pelo bebé” e consiste em permitir que as crianças explorem e comam alimentos sólidos por si próprias, em vez de serem alimentadas à colher pela pessoa que cuida delas. Este estilo de alimentação permite que a criança controle o que come e a quantidade que come, encorajando-a a explorar diferentes sabores, texturas e formas de alimentos.

Princípios fundamentais do método BLW – independência, autonomia, refeições em família

A introdução tradicional de alimentos sólidos envolve frequentemente dar aos bebés alimentos amassados ou semi-líquidos com uma colher. Nesta abordagem, os pais controlam o que e quanto a criança come, o que pode limitar a experiência alimentar da criança. O BLW é um retiro destes métodos tradicionais! Aqui, a criança participa ativamente nas refeições, decidindo o ritmo e a forma de comer, bem como a escolha dos alimentos consumidos. 

O método BLW baseia-se em alguns princípios básicos:

  • Comer de forma autónoma – a ideia principal do BLW é permitir que a criança coma alimentos sólidos de forma autónoma. Os bebés são encorajados a agarrar os alimentos com as mãos e a comer ao seu próprio ritmo. Isto ajuda a desenvolver as capacidades motoras, mas também a treinar a integração sensorial – as crianças podem explorar diferentes texturas e sabores.
  • Controlo pela criança – no método BLW, a criança controla a quantidade e o que come. Os pais oferecem uma variedade de alimentos seguros e devidamente preparados, mas é a criança que decide quais e em que quantidade vai comer. Esta autonomia ajuda a desenvolver a capacidade de autorregulação do apetite.
  • Participação nas refeições familiares – o BLW promove a inclusão das crianças nas refeições familiares partilhadas. Em vez de preparar refeições separadas para os bebés, as crianças pequenas comem o mesmo que o resto da família, claro, com uma preparação adequada dos alimentos por razões de segurança. As crianças pequenas devem dispor de uma cadeira alta confortável, com os apoios necessários e um assento à altura adequada, bem como dos seus próprios pratos e taças.

Graças a estes pressupostos, o conceito BLW é perfeitamente adequado para promover hábitos alimentares saudáveis e construir uma relação positiva com os alimentos desde o primeiro ano de vida da criança.

Infografia da Pepco sobre acessórios para o BLW

Vantagens da utilização do método BLW na expansão da dieta dos bebés

O método BLW tem uma série de benefícios que apoiam o desenvolvimento da criança em vários aspetos, desde o motor ao emocional e social.

Uma das principais vantagens do método BLW é o apoio ao desenvolvimento motor. Permitir que as crianças comam de forma autónoma incentiva o desenvolvimento da coordenação mão-olho e da capacidade de agarrar. A criança aprende a manipular os alimentos, o que favorece o desenvolvimento da precisão dos movimentos e da força dos dedos e das mãos. Esta prática tem um impacto direto no desenvolvimento das capacidades motoras finas, que são importantes em muitos outros aspetos da vida de uma criança, incluindo a escrita. 

O BLW permite que as crianças explorem diferentes sabores e texturas nos seus próprios termos. Isto dá às crianças a oportunidade de experimentarem uma variedade de alimentos, o que pode encorajar o desenvolvimento de preferências gustativas mais variadas. A exploração de diferentes texturas de alimentos também estimula o desenvolvimento sensorial da criança.

O método BLW também apoia o desenvolvimento emocional e social. Comer de forma autónoma promove a independência e a confiança das crianças. As refeições partilhadas, nas quais a criança participa ativamente, ajudam a integrar-se na família e a desenvolver competências sociais. As crianças também aprendem a ter paciência e a lidar com as frustrações que podem surgir quando estão a aprender a comer.

O BLW deve estar seguro! Como expandir a adieta do teu filho?

Um bebé alimentado com o BLW

A introdução do método BLW deve ser segura! Certifica-te de que os alimentos são macios e estão devidamente preparados para o bebé comer. É importante evitar alimentos pequenos, duros, redondos ou pegajosos, que podem representar um risco de asfixia. Uma criança que come deve ser sempre vigiada por um adulto. Vale a pena comprar acessórios para crianças para tornares as primeiras refeições do teu filho mais interessantes. 

Ao dares alimentos, presta atenção ao seu tamanho e forma. O ideal são troços compridos e fáceis de agarrar que a criança possa segurar e mastigar facilmente. Devem também ser suficientemente grandes para que a criança os possa agarrar com conforto e firmeza e depois levá-los à boca, mas suficientemente macios para serem facilmente mastigados e engolidos.

A higiene e a limpeza durante a refeição são igualmente importantes. Limpa regularmente as mãos e o rosto do teu filho, bem como as superfícies e os brinquedos que possam entrar em contacto com os alimentos. Manter a área de alimentação limpa ajuda a evitar a propagação de bactérias e mantém um ambiente saudável para o pequeno explorador do paladar.

Como começar? Primeiros passos no BLW

Os inícios podem ser difíceis e desafiantes. Exigem certamente muita paciência por parte dos pais e abertura às necessidades da criança. Como introduzir o BLW?

  1. Escolher os alimentos certos para começar – começa com frutos e legumes macios, como cenouras cozidas, bananas ou abacates. Escolhe alimentos que sejam fáceis de agarrar e seguros para o bebé.
  2. Incentiva o teu filho a experimentar novos alimentos – deixa-o explorar os alimentos, não o forces a comer. Sê paciente e deixa o teu filho explorar os alimentos ao seu próprio ritmo.
  3. Reconhecer os sinais de fome e saciedade – observa o teu filho para perceber quando tem fome e quando está saciado. A alegria desenfreada ao ver comida (a criança tem fome, quer comer) ou o fato de virar a cabeça para longe da tigela ou do prato (a criança está saciada, não quer comer) são sinais que devem ser reconhecidos e respeitados.

Para que desafios e potenciais inconvenientes tens de te preparar? Antes de mais, para… a desordem – aceita-a como parte do importante processo de aprendizagem do teu filho. Utiliza utensílios, individuais e tapetes de cadeira fáceis de limpar. O que fazer quando a criança não quer comer? Em caso algum não forces o bebé a comer. Oferece uma variedade de alimentos e deixa a criança decidir o que e quanto quer comer. É importante referir que o BLW pode ser livremente combinado com a amamentação ou com o biberão.